Celebrando 130 anos em 2020, o Colégio Anchieta, de Porto Alegre lançou o livro ‘Aprender do passado, viver o presente e preparar o futuro’, obra que faz um verdadeiro mergulho na história da instituição de ensino da Rede Jesuíta de Educação. A publicação resgata o desenvolvimento da instituição, desde a primeira turma com 42 alunos, em 1890, aos 3,2 mil estudantes na atualidade, mostrando em detalhes o sonho e o trabalho dos jesuítas, de construir um colégio que oferecesse formação intelectual e religiosa aos gaúchos. Nos dias de hoje, com gestão modernizada e inovação pedagógica, mantém o compromisso de buscar as melhores práticas educacionais.

Além do levantamento histórico e das entrevistas com personagens que fizeram parte da trajetória do Anchieta, a obra traz o depoimento de antigos alunos como o escritor Luiz Antonio de Assis Brasil, o jornalista José Alberto Andrade, o político e ex-provedor da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre José Sperb Sanseverino, a cirurgiã-dentista Ivana Nora, e tantos outros estudantes que guardam memórias afetivas relacionadas ao colégio.

Ao final, a publicação de 210 páginas conta com mensagens de autoridades da Igreja e da sociedade, como o Papa Francisco; o Superior Geral da Companhia de Jesus, Pe. Arturo Sosa; o ex-Provincial dos Jesuítas do Brasil, Pe. João Renato Eidt; o Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler; o Secretário Geral para a Educação, Pe. José Alberto Mesa; o Diretor-presidente da Rede Jesuíta de Educação, Ir. Raimundo Barros; o Reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino; e o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr.

O livro foi produzido no formato digital, em parceria com a Editora Interna. Ao longo das páginas, o leitor encontra QR Code que dá acesso ao LP dos Pequenos Cantores, permite acompanhar o decreto de canonização de José de Anchieta, baixar o e-book Memórias Anchietanas, entre outros. “É uma história de jesuítas, professores, professoras e colaboradores das mais distintas funções que aceitaram, e continuam aceitando, o desafio de construir o futuro por meio do seu trabalho. É também a história de milhares de famílias que escolheram a educação jesuíta como base sólida para a formação de vida de seus filhos e filhas. Aliás, pessoas que são a razão da nossa existência enquanto colégio”, destacou o diretor acadêmico Dario Schneider.

Clique aqui para conferir o livro ‘Aprender do passado, viver o presente e preparar o futuro’.

Fonte: Assessoria de Comunicação Colégio Anchieta

Imagem: Interna Marketing de Conteúdo

Mais notícias

Mente e corpo saudáveis: colégios jesuítas compartilham ideias para bem-estar físico e emocional de alunos e famílias em meio à pandemia

julho 6th, 2020|0 Comments

A realidade de estudos à distância, solução de apoio pedagógico encontrada devido ao isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus (COVID-19), traz consigo a praticidade da aprendizagem na segurança e no conforto dos lares, mas [...]