O Superior Geral da Companhia de Jesus, Pe. Arturo Sosa, esteve em viagem pelo Brasil entre os dias 16 e 28 de outubro, período no qual se reuniu com jesuítas, visitou várias obras da Província no país e participou do Congresso Mundial dos Delegados de Educação (JESEDU-Rio2017), no Rio de Janeiro (RJ).

Em meio à concorrida agenda do Superior Geral no país, na sexta-feira (27/10), duas das instituições de ensino jesuítas receberam a ilustre visita do Padre Geral: o Colégio Anchieta e a Unisinos (campi Porto Alegre e São Leopoldo).

 

Visita ao Colégio Anchieta

Pe. Arturo Sosa conversou com a equipe diretiva, profissionais da instituição e pais.

Pe. Arturo Sosa conversou com a equipe diretiva, profissionais da instituição e pais.

No início da manhã da sexta-feira, a comunidade educativa do Colégio Anchieta recebeu Pe. Arturo Sosa. Acompanhado do Assistente Regional dos Jesuítas da América Latina, Pe. Claudio Paul (ex-aluno do Anchieta), do Provincial do Brasil, Pe. João Renato Eidt, e do Superior da Plataforma Apostólica Sul 2, Pe. Luiz Neis, Pe. Sosa conversou com a equipe diretiva, profissionais da instituição e pais.

O jesuíta iniciou o encontro questionando o grupo sobre o tempo de permanência na instituição e as vantagens de fazer parte da Rede Jesuíta da Educação. Entre as respostas dos presentes, destacou-se que fazer parte da RJE permite que os colégios criem identidade, movimentem-se em torno do que é solicitado pela Companhia de Jesus e pela Igreja Católica, e ainda se aproximem de diversas realidades em vista da educação integral, possibilitando o compartilhamento de ideias e práticas.

O Superior Geral contou aos presentes sobre sua participação no JESEDU-Rio2017, Congresso Internacional dos Delegados para Educação Básica. Segundo ele, uma experiência que possibilitou encontrar pessoas e realidades do mundo todo.

Um dos pontos também abordados por Pe. Sosa, foi como preparar os alunos para a vida. Segundo ele, além de uma boa gestão de um colégio, é preciso pensar, experimentar e equivocar-se. “Ninguém nasce sabendo, temos que aprender fazendo sem medo de equivocar-se”, sugeriu, referindo-se às práticas pedagógicas adotadas pelas instituições. O que significa um grande desafio, uma vez que é preciso seguir um modelo pedagógico que mantenha contato constante com a realidade.

O Padre Geral ainda refletiu sobre a cultura do mundo digital, que vem mudando as relações e a comunicação entre as pessoas, abrindo muitos desafios no campo da inovação na educação. Segundo o jesuíta, quando a Companhia de Jesus iniciou seu trabalho na educação, inventou-se uma nova forma de educar, juntando distintas correntes de pensamento humanístico com a proposta da fé cristã. “O que importa é manter a tradição da proposta educativa, preparando os alunos para viver em um mundo que muda profundamente, desenvolvendo sua capacidade de pensar”, pontuou Pe. Sosa.

 

Unisinos: compromissos nos campi Porto Alegre e São Leopoldo

Superior Geral visitou os campi Porto Alegre e São Leopoldo da Unisinos.

Superior Geral visitou os campi Porto Alegre e São Leopoldo da Unisinos.

Em seu segundo compromisso na manhã de sexta-feira, Pe. Arturo Sosa visitou a Unisinos Porto Alegre. Recebido pelo diretor da Unidade Acadêmica de Graduação, Gustavo Borba, o Superior Geral da Companhia de Jesus foi levado para conhecer o campus. O tour foi acompanhado pelo reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Aquino, o vice-reitor, Pe. José Ivo Follmann, e o chefe de gabinete, Carlos Alberto Cruz. Estavam presentes ainda o Assistente Regional dos Jesuítas da América Latina da Companhia de Jesus, Pe. Cláudio Paul, o Provincial dos Jesuítas do Brasil, Pe. João Renato Eidt e o Superior da Plataforma Apostólica Sul 2, Pe. Luiz Neis.

Pe. Arturo Sosa conheceu o Teatro Unisinos, onde estava acontecendo o tradicional evento TEDxUnisinos, em sua 7ª edição. E visitou o ambiente de co-working da universidade, que permite o compartilhamento do espaço de trabalho. Ele passou ainda pelas salas de aula do campus, onde apreciou a vista e testou a funcionalidade das classes. “Todas as paredes podem ser escritas. Elas viram o quadro do professor e o caderno dos alunos”, destacou Gustavo Borba.

No período da tarde, o Superior Geral visitou a Unisinos em São Leopoldo, onde também pôde conhecer a infraestrutura do campus. À noite, Pe. Arturo Sosa fez uma conferência com o tema Discernimento e Planejamento, em que falou de planejamento estratégico e discernimento inaciano. O evento aconteceu no Auditório da Unitec e teve transmissão ao vivo a partir das 20h.

Fontes: Assessoria de Comunicação Colégio Anchieta e Unisinos

Fotos: Rodrigo W. Blum e Magis Produções

Mais notícias

‘História das casas’: Montenegro recebe lançamento de livro em meio às comemorações pelos 145 anos

Maio 8th, 2018|0 Comentários

Autor da coleção 'História das casas: Um resgate histórico dos jesuítas no sul do Brasil', Pe. Inácio Spohr esteve em Montenegro no dia 05 de maio, para o lançamento do 16º volume da obra, que [...]

Livro sobre a história da Paróquia São João Batista será lançado durante as comemorações dos 145 anos de Montenegro

Maio 3rd, 2018|0 Comentários

No próximo sábado (5/5), o Pe. Inácio Spohr, autor da obra “História das casas: Um resgate histórico dos jesuítas no sul do Brasil”, lançará o 16º volume da coleção, que retrata acontecimentos marcantes da paróquia São João [...]

A vida e as obras de Pe. Egydio Schneider, que completa 70 anos de Companhia de Jesus

Março 16th, 2018|0 Comentários

Pelas instituições jesuítas por onde passou, Pe. Egydio Schneider conquistou o reconhecimento de todos por seu trabalho visionário, deixando um legado significativo para a continuidade da missão da Companhia de Jesus. Recentemente, o sacerdote completou [...]

Jesuíta e arqueólogo: os 70 anos de Companhia de Jesus do Pe. Pedro Ignácio Schmitz

Março 1st, 2018|0 Comentários

Uma vida dedicada à religiosidade, e também de muita paixão e entrega às pesquisas na área da arqueologia. Assim podemos resumir o perfil do padre jesuíta Pedro Ignácio Schmitz, que completa 70 anos junto à [...]