Representado pelo Diretor Acadêmico, Dário Schneider, o Colégio Anchieta esteve entre os participantes do I Simpósio Internacional Barcelona/Educação/Mudança, realizado dos dias 4 a 9 de julho, na Blanquerna – Universidade Ramón Llull, em Barcelona, na Espanha. O evento aconteceu em parceria com a Rede de Educação Jesuíta da Catalunha e recebeu 200 gestores e educadores do ensino básico e superior da Europa, América Latina e Ásia.

A programação teve como ponto forte uma reflexão, proporcionada por meio de visitações a sete escolas (quatro delas jesuítas), em um momento de apresentação in loco dos processos de gestão e práticas pedagógicas baseados nas novas perspectivas de aprendizagem.

No evento, o Colégio Anchieta representou a Rede Jesuíta de Educação do Brasil, apresentando um projeto inédito em educação básica, com protagonismo dos alunos do ensino médio e tutoria dos professores do Anchieta e da Unisinos: o TEDxYouth, realizado no primeiro semestre.

Schneider ressalta a excelente receptividade do projeto, realizado por educadores e alunos do Anchieta. “A quantidade de envolvidos participando ativamente de todas as fases do processo chamou a atenção do público. Afinal, foram 44 alunos, organizados em 8 equipes, com um líder cada uma, que mantinham contato com os cinco curadores (educadores), numa intensa troca de saberes e em uma espetacular oportunidade de revelação de diferentes talentos, competências e habilidades”, avalia.

O TEDx se mostra uma experiência significativa de aprendizagem, trazendo diversas possibilidades de inovação. Para Schneider, o binômio “Educação e mudança” é estratégico, servindo de incentivo para as lideranças educativas.  “Trabalhos desta natureza nos desafiam a seguir buscando novas formas de ensinar e aprender”, destaca o diretor anchietano, que completa. “Compartilhar esse projeto exitoso fora do país, com uma plateia tão qualificada, me traz um profundo sentimento de gratidão e confiança à Direção do Colégio, que investe na inovação e no conjunto de educadores, em especial à equipe de Curadores do Anchieta e Unisinos, por conduzir todo processo com criatividade e dedicação na realização do TEDxYouthPortoAlegre”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Colégio Anchieta

Fotos: Divulgação/Colégio Anchieta

Mais notícias