O Centro Social Padre Arrupe (CSPA) realizou na última quarta-feira (23/9), a segunda edição da ação de apoio emergencial Resgatando Vidas e Construindo Sonhos, promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), que entregou 103 Kits Emergenciais contendo alimentos e materiais de higiene aos idosos em maior situação de vulnerabilidade socioeconômica. Ao todo, serão 406 Kits a beneficiar esse grupo nos próximos meses.

A entrega dos Kits Emergenciais foi promovida no próprio CSPA, na presença do Diretor Geral da instituição, Pe. Vicente Palotti Zorzo, e da Secretária da SEMCASPI, Janaína Carvalho. Na oportunidade, padre Vicente ressaltou que esses pequenos gestos contribuem para amenizar as dores causadas pela pandemia. “Todos nós estamos passando por momentos muito difíceis. Não tem sido fácil… Mas, nós podemos tentar suavizar o caminho em gestos como esse, que é de cuidar uns dos outros, dos nossos idosos e de nós mesmos. Assim, vamos passar por isso”, ressaltou o diretor.

Já a secretária da SEMCASPI aproveitou para agradecer ao trabalho desenvolvido no local com os idosos de Teresina. “No CSPA há toda uma história de dedicação aos idosos que frequentam o serviço de convivência com o serviço do âmbito da política de assistência social, que é algo essencial para o fortalecimento de vínculos familiares, trazendo atividades em todos os aspectos da vida integral do idoso. Essa nossa parceria tem se fortalecido cada vez mais, e nós só temos a agradecer pelos idosos continuarem recebendo toda essa assistência”, pontuou.

Uma vez que os idosos fazem parte do grupo de risco da COVID-19, coube a familiares e amigos – portando a documentação do(a) idoso(a) – receberem os donativos. Já os idosos que não possuíam familiares ou alguém que pudesse receber, tiveram suas doações entregues pela própria assistente social da instituição, Lívia Sousa, nos dias 24 e 25 de setembro. De acordo com o coordenador geral do CSPA, Patrício Guilherme, “todos os alimentos que compõem o Kit foram escolhidos cuidadosamente, já que os idosos possuem hábitos alimentares especiais e devem seguir uma dieta adequada para se manterem saudáveis e terem qualidade de vida”.

Alguns dos idosos ficaram emocionados com o gesto, como a dona Maria da Paixão Lopes, uma das contempladas com os Kits. “Estamos também vivendo um momento economicamente bastante difícil, no qual os itens para consumo estão caros e torna-se difícil consumir todos os alimentos necessários na dieta dos idosos”, disse. Já para dona Elza de Oliveira Santos, o gesto foi o mais importante. “Eu agradeço bastante pelas cestas. Fiquei muito feliz com esse gesto. Receber esse carinho, vindo de quem eu sinto tantas saudades, é muito bom”, afirmou.

Também beneficiada com a entrega, dona América Rodrigues Alves ressaltou a importância do apoio do Centro Social Padre Arrupe nos momentos mais difíceis. “Na hora que nós mais precisamos, sempre podemos contar com o CSPA para nos ajudar. Os Kits Emergenciais vieram na hora exata. Que maravilhoso é ter contato com essas pessoas enviadas por Deus!”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV

Fotos: Arquivo CSPA

Mais notícias