O Centro Social Padre Arrupe (CSPA) participou de uma Ação Emergencial conjunta ao projeto Teresina Transforma, uma rede solidária de voluntários que atuam em consonância com Movimento Transforma Brasil. Diante do cenário econômico e social precário provocado pela pandemia do coronavírus, a ação desenvolvida buscava beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade, por meio de doações de kits com materiais básicos de alimentação e higiene.

Essas doações, chamadas de Kits Emergenciais, foram entregues para 50 idosos do CSPA. Segundo a assistente social da instituição, Lívia Sousa, a escolha dos beneficiados foi feita de acordo com critérios pré-estabelecidos. “Temos muitos idosos em situação de extrema vulnerabilidade. Então, devido ao número de kits, levamos em consideração critérios como renda per capita, dificuldades financeiras em decorrência de endividamentos e histórico de problemas de saúde”, explica.

Os Kits Emergenciais foram entregues para familiares dos idosos no próprio Centro Social Padre Arrupe, uma vez que os idosos fazem parte do grupo de risco. A entrega também ocorreu de forma domiciliar, seguindo os protocolos de segurança estabelecidos pelos órgãos oficiais de saúde, no caso dos idosos cuja família se encontrava impossibilitada de ir até o local.

Dona Benedita Augusto de Oliveira Costa, de 70 anos, foi uma das idosas contempladas pela doação. Frequentadora do Centro há pouco mais de um ano, ela afirma que o Kit Emergencial foi uma grata surpresa. “Eu fiquei muito feliz. O Kit ajudou bastante na minha situação. Gosto muito de todos no Centro e uma ação desse nível transmite todo o carinho que eles nutrem pela gente”, afirma.

Outra contemplada foi a dona Maria de Jesus Soares de Alencar, de 66 anos. A idosa frequenta o Centro há mais de sete anos, e conta que o Kit Emergencial veio em boa hora. “Moro com mais três pessoas e no momento a nossa única fonte de renda é minha aposentadoria e alguns trabalhos que meu marido consegue. O Kit veio na melhor hora e eu fiquei muito emocionada com esse gesto. Sou muito grata”, ressalta.

O Centro Social Padre Arrupe promove frequentemente visitas de acompanhamento, buscando prestar apoio para que os idosos e suas famílias tenham um ambiente seguro e saudável para viver neste período de isolamento social. atualmente também estão sendo feitas entregas de fraldas geriátricas para os idosos e familiares que necessitam do material de higiene.

Dando continuidade às ações de acompanhamento, uma nova edição do Kit Emergencial deve voltar a ocorrer ainda no segundo semestre deste ano. “Estamos trabalhando junto à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI) para entregar 206 kits para mais 103 idosos do Centro Social Padre Arrupe”, afirma o coordenador da instituição, Patrício Guilherme.

Esses novos Kits Emergenciais, que custam mais que o dobro do valor da primeira versão do Kit, serão entregues para os idosos e suas famílias nos meses de setembro e outubro. A ideia é beneficiar o máximo de usuários possíveis, ainda levando em consideração os critérios de triagem dos idosos que mais se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Ainda de acordo com o coordenador do Centro, muito mais do que apenas fazer a doação, os Kits são uma garantia da manutenção da política de alimentação da Organização das Nações Unidas (ONU). “Os kits levam em consideração os hábitos alimentares especiais dos idosos. São entregues alimentos adequados para eles, de forma que se mantenham saudáveis e tenham bastante qualidade de vida”, completa.

Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV

Fotos: Arquivo

Mais notícias