A prática do silêncio e da meditação, segundo a budista Monja Coen Roshi, mostram caminhos e respostas para a vida pessoal e social, que coexistem de maneira integrada. “Acredito firmemente que a expansão da consciência, por meio do despertar da mente, vai ser a grande mudança social, política e econômica. Quando o interior muda, estamos transformando a nós e ao mundo. Seremos pessoas diferentes, que trataremos aos outros com respeito, com dignidade, com compreensão. É importante sair do ‘eu menor’ para entrar no ‘nós’. Estamos juntos, dependemos uns dos outros, de todas as formas de vida”, explica a religiosa.

Monja Coen ministrará o  Meditação Zen – Encontro para a prática do silêncio, de 03 a 05 de setembro, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI) em São Leopoldo, onde os participantes poderão desfrutar dos 11 hectares de ampla área verde, que produz uma sensação de isolamento e tranquilidade, ideais para a contemplação. O CECREI é um espaço da Companhia de Jesus voltado à realização de retiros e cursos em São Leopoldo, que aposta no diálogo inter-religioso como um caminho de reflexão, de respeito e de união.

O encontro mostrará a importância da meditação e da prática do silêncio em uma atualidade na qual as pessoas estão cada vez mais sobrecarregadas em suas rotinas. Durante os três dias, a Monja Coen (de maneira remota) e seus monges assistentes presencialmente no CECREI,  auxiliarão os participantes no autoconhecimento e, assim, potencializar elementos como a concentração e o autocontrole, na redução do estresse e da ansiedade, proporcionando mais qualidade de vida.

Na contagem regressiva para o evento Meditação Zen – Encontro para a prática do silêncio, o CECREI gravou no último sábado (21/8), uma live em sua página no Instagram (@cecreioficial), com o tema ‘A importância da meditação nos dias atuais’. O bate-papo entre a Monja Coen e o Pe. Laércio de Lima, destacou o diálogo e o respeito entre as diferentes crenças. “O Papa Francisco nos fala que as fronteiras existem, mas para que possamos saber quais são nossas identidades. Elas se fazem presentes não como elementos para discordância, mas para que possamos nos reconhecer, nos valorizar, nos aproximar e dialogar. Esse encontro é também um sinal dos tempos que estamos vivendo”, diz o jesuíta.

Uma nova live sobre como e por que meditar se dará nesta sexta-feira (27/8) a partir das 19 horas no Instagram @cecreioficial.

Serviço

Meditação Zen – Encontro para a prática do silêncio, com Monja Coen Roshi

Data: 03 a 05 de setembro

Local: Centro de Espiritualidade Cristo Rei (Rua Regina Mundi, 333 – São Leopoldo/RS)

Investimento: R$ 150,00 (on-line) e R$ 550,00 (presencial – incluso hospedagem e refeição)

Mais informações: (51) 3081-4200, cecrei@cecrei.org.br ou em cecrei.org.br/meditacao-zen-monja-coen/

Fonte: Assessoria de Comunicação Jesuítas Brasil

Foto: Divulgação

Mais notícias

Com belas imagens e foco na espiritualidade, CECREI lança página oficial no Instagram

setembro 3rd, 2020|0 Comments

Conhecido por sua ampla área verde e seus diversos espaços propícios para a prática da oração e da meditação, o Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI) proporciona cenários belíssimos aos seus frequentadores. E essas lindas imagens agora também poderão ser acessadas pela página oficial do espaço [...]