O Grupo de Trabalho de Assistentes Sociais da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC/RS reuniu na sede da da Associação Antônio Vieira – ASAV, em Porto Alegre, no dia 6 de abril, representantes de outras oito instituições: Colégio Anchieta,  Sociedade Porvir Cientifico/La Salle, Associação de Literatura e Beneficência – ASLB Rede Verzeri;  Colégio Santa Doroteia, Associação Notre Dame, Instituto Vicente Pallotti,  Rede Marista SOME, USBEE e UBEA.

O encontro teve como pauta principal a preparação da apresentação que o grupo fará no Seminário de Gestão da ANEC, que acontece nos dias 16 e 17 de abril. O GT de Assistentes Sociais trará o tema ‘CEBAS: Planejamento, Monitoramento, Avaliação’, que abordará a maneira como são desenvolvidos os processos técnicos dentro das mantenedoras, visando à Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS. Trata-se de resguardar as normativas legais em um importante espaço de capacitação dos profissionais de área de serviço social da rede de educação das entidades religiosas.

A reunião ainda abordou o planejamento de uma oficina de boas práticas na área da assistência social, com data prevista para junho, no Campus Unisinos Porto Alegre. Sobre esse evento é possível adiantar que é um espaço de aproximação e socialização dos diferentes modos de proceder nas entidades para em diálogo e reflexão aprofundar temas atuais e importantes para o contexto da educação básica.

Também está em andamento a produção de uma cartilha de inclusão elaborada pelas entidades ligadas à ANEC. “Trata-se de um alinhamento conceitual, de  direitos e necessidades inclusivas, acerca da pessoa com deficiência, nesse caso alunos de nossas unidades educativas, percebido pela necessidade de implementar as conquistas legais”, explica a Coordenadora de Assistência Social da ASAV, Leila Pizzato.

Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV

Fotos: Matheus Kiesling/ASAV

Mais notícias