Na última sexta-feira (13/12), o Diretor de Administração da Província dos Jesuítas do Brasil e da Associação Antônio Vieira (ASAV), o Diretor do Fé e Alegria Porto Alegre, membros do Colégio Anchieta e da Associação de Pais e Mestres (APM) da instituição de ensino jesuíta, participaram de uma reunião sobre a campanha ‘Somos Um’, que busca contribuir com a Fundação Fé e Alegria, que conta com inúmeros projetos sociais espalhados pelo Brasil. O encontro aconteceu na sede ASAV, em Porto Alegre.

A campanha ‘Somos Um’ tem por objetivo unir corpo apostólico, colaboradores de obras jesuítas e o público em geral em prol da Fundação Fé e Alegria, arrecadando recursos para projetos das unidades de Montes Claros e Santa Luzia, em Minas Gerais, e Grajaú, em São Paulo. Responsável pela área de Desenvolvimento Institucional da Província dos Jesuítas do Brasil, Maurício Cruz, ressaltou o fato de que “a doação iguala todas as pessoas, tanto quem doa quanto quem recebe, não existindo nenhuma hierarquia”.

Presente no encontro, o Diretor do Fé e Alegria Porto Alegre, Ir. Edilberto Feitosa lembrou do viés evangelizador da ação realizada em âmbito nacional. “Existe mais alegria em dar do que em receber. Ficamos mais felizes ao fazermos o bem e isso nos aproxima de Jesus, a partir da busca pelo auxílio aos demais”, frisou o jesuíta.

Para apoiar a causa é simples: as doações podem ser feitas através da destinação de até 6% do Imposto de Renda Devido – que serão enviados aos três projetos habilitados a receber – ou por contribuição direta a partir de R$ 10 – que será encaminhada a toda Fundação Fé e Alegria do Brasil.  As colaborações podem ser feitas por meio do site fealegria.abraceumacausa.com.br .

Mãe anchietana há 13 anos e membro da diretoria da APM do Colégio Anchieta, Jaqueline Alvorcem destaca a importância do engajamento da comunidade anchietana junto às ações sociais realizadas pelas obras jesuítas. “Queremos ser transformadores, não assistencialistas. Trata-se de um processo lento, mas rico em potencial”, disse, satisfeita com a adesão dos pais e com as oportunidades oferecidas pelo Colégio.

Coordenador do Serviço de Orientação Religiosa, Espiritual e de Pastoral do Colégio Anchieta, o educador Márcio Longui ressaltou que a campanha Somos Um vai ao encontro da caminhada conjunta que vem sendo realizada entre as instituições de ensino que integrama Rede Jesuíta de Educação. “Estamos aprendendo a ser rede, despertando um sentimento de pertencimento nos antigos alunos, nas famílias. Precisamos consolidar esse processo, que é capaz de articular as mais diversas instâncias que possuímos”, pontuou Longui.

Sobre a Fundação Fé e Alegria

A Fundação Fé e Alegria é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que promove no Brasil processos educativos integrais, inclusivos e de qualidade e ações de promoção social. Integra a Federação Internacional de Fé e Alegria, que, por meio da Educação Popular, contribuindo para a construção de uma sociedade democrática, justa e solidária.

Atualmente, a Fundação possui 26 unidades em 14 estados, favorecendo o futuro de mais de 9 mil crianças, adolescentes e jovens por meio de projetos voltados à educação, ao acolhimento, à inclusão e ao fortalecimento de vínculos. Um trabalho de extrema importância para as comunidades nas quais está inserido, mas que precisa de apoio externo para ser cada vez mais abrangente e efetivo.

Fonte: Assessoria de Comunicação ASAV

Fotos: Matheus Kiesling/ASAV

Mais notícias