O Memorial da Justiça Federal do Rio Grande do Sul inaugura nesta quinta-feira (30/3) o evento Direitos Humanos e Origem Nacional: identidades, migração e naturalização na Justiça Federal. A solenidade de abertura acontece às 18 horas, na sede da Subseção Judiciária de Porto Alegre, na Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 600 – 9º andar/Ala Sul.

Através do Programa Brasileiro de Reassentamento Solidário, a Associação Antônio Vieira (ASAV) está entre as instituições que apoiam o evento. Por intermédio do Programa da ASAV, será exibido um ciclo de filmes cujas temáticas  são voltadas ao refúgio. As películas foram cedidas pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).

O evento da Justiça Federal ainda terá uma série de exposições artísticas e atividades como palestras, mutirão de atendimento aos migrantes e refugiados, além de oficinas realizadas junto às varas federais. Juntamente, será realizada uma mostra de autos, demonstrando a atuação do Judiciário na área dos direitos humanos, como forma de reflexão aos desafios contemporâneos relacionados à migração e ao refúgio.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. As visitas podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas, até 08 de agosto. Visitações em grupo podem ser agendadas através do e-mail memoria@jfrs.jus.br.

 

Fonte: Memorial da Justiça Federal do Rio Grande do Sul

Foto: Divulgação

Mais notícias