O Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA) participa de uma série de iniciativas nesse início de 2019, com ações voltadas à articulação política, além de um seminário nacional sobre educação popular, buscam consolidar a presença do OLMA e demais instituições parceiras não apenas no âmbito socioambiental, mas também inserir suas propostas junto ao poder público, a fim de potencializar as atuações tanto em nível regional quanto nacional.

Para o secretário executivo do OLMA, Luiz Felipe Lacerda “o atual momento político do país convoca a criatividade e a articulação institucional em prol de uma eficiente incidência política que promova a defesa dos direitos humanos e socioambientais”.

Seminário Nacional: Artes e Ofícios em Educação Popular

Evento acontece de 8 a 10 de abril, em São Paulo.

Iniciativa do OLMA com apoio da Fundação Fé e Alegria do Brasil e demais obras que compõem a Rede de Promoção da Justiça Socioambiental da Província dos Jesuítas do Brasil (RPJSA), o Seminário Nacional: Artes e Ofícios em Educação Popular acontecerá de 8 a 10 de abril de 2019, em São Paulo.

Voltado à promoção reflexiva e vivencial das equipes de trabalho ligadas ao OLMA, o Seminário traz a temática da educação popular e suas possíveis contribuições nas práticas institucionais, frente das atuais conjunturas nacionais e em observância às Preferências Apostólicas e aos Modos de Proceder da Província. Desta forma, tem por objetivo sistematizar subsídios para a consolidação de uma proposta contundente de ação no campo da educação popular, a ser empregada pelo OLMA nos próximos quatro anos.

Participarão do encontro conselheiros e conselheiras nacionais do OLMA, coordenações e representantes das demais obras e serviços sociais, assim como de Instituições de Ensino Superior que compõem a RPJSA, além de representantes de Núcleos da Fundação Fé e Alegria, que vêm acompanhando e compartilhando sua trajetória com o OLMA na educação popular.

Para mais informações sobre o Seminário Nacional: Artes e Ofícios em Educação Popular, clique aqui.

Articulações políticas e institucionais

Secretario Executivo do OLMA esteve na Câmara dos Deputados, em Brasília.

No dia 20 de fevereiro, o secretário executivo do OLMA, Luiz Felipe Lacerda, esteve na Câmara dos Deputados Federais, em Brasília, em um encontro voltado à “incidência política”, no qual apresentou as ações do Observatório aos deputados Joenia Wapichana, do partido Rede, de Roraima (primeira mulher indígena eleita ao legislativo federal na história do Brasil) e ao deputado José Ricardo, do PT do Amazonas, ambos em seus primeiros mandatos federais.

Joenia parabenizou a iniciativa da coleção de Saberes Tradicionais, reforçando a importância em dar voz e vez às lideranças destes povos. A deputada também mostrou disponibilidade em colaborar com a Semana de Estudos Amazônico (SEMEA), um evento anual e itinerante que propõe um debate sobre e com a Amazônia em universidades fora do território amazônico.

O deputado José Ricardo comentou que já havia escrito um artigo para a Revista do CEAS e lembrou de alguns momentos marcantes de sua vida política ao lado do padre Cláudio Perani. José Ricardo possui estreito relacionamento com as inciativas de igreja católica no Amazonas e acompanha o Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental de Manaus (SARES) – instituição vinculada à Companhia de Jesus – em diferentes atividades.

Fonte: Assessoria de Comunicação OLMA

Foto: Divulgação

Mais notícias