O Colégio Anchieta iniciou no mês de setembro uma nova etapa dentro do Sistema de Qualidade da Gestão Escolar (SQGE), uma proposta da Federação Latinoamericana de Colégios Jesuítas (FLACSI) para qualificar ainda mais o trabalho realizado nas instituições jesuítas. A Etapa de Melhoria tem como meta trabalhar com quatro projetos, estabelecendo planos de aplicação para cada um: Reestruturação do projeto curricular; Acompanhamento das atividades docentes; Formação e avaliação dos Educadores e Ação de Melhoria.

Para envolver toda comunidade acadêmica no início dos trabalhos, o Colégio Anchieta realizou a 2ª Jornada Comunitária. O encontro teve por objetivo apresentar os resultados da instituição no processo de Autoavaliação – que ocorreu entre os meses de maio a agosto – convidando os presentes a participar de discussões sobre os dados apresentados, a fim de traçar os planos de melhoria propostos, dialogando com a comunidade educativa e proporcionando reflexões sobre o futuro do Colégio Anchieta.

Segundo a Coordenadora Interna do Sistema, Isabel Tremarin, o SQGE constitui-se como uma estratégia em rede que, a partir de um ciclo contínuo de avaliação e reflexão, pretende renovar as práticas educativas em prol da formação integral dos alunos. “A partir dos resultados, ressignificamos o que fazemos para buscar a aprendizagem integral”, reitera Isabel.

De acordo com o profissional da FLACSI, Gustavo Cuadra, o grupo envolvido na Etapa de Melhoria deverá construir um sentido coletivo sobre o desafio de planejar o processo de melhoria. “O mais importante é verificarmos o quanto crescemos nesse processo. Temos de pensar a melhora e por que queremos realizá-la”, defende Cuadra.

Os planos de melhoria têm prazo para serem finalizados até o final de 2017. Durante o período, as equipes reúnem-se semanalmente para realizar o trabalho de planejamento e ainda recebem o apoio dos facilitadores  de outras instituições de ensino jesuítas ligadas à FLACSI: aprofessora Juliana Heleno, do Colégio Medianeira (Curitiba, PR), e Luís Eduardo Andrade, do Colégio Loyola (Belo Horizonte, MG).

Fonte: Assessoria de Comunicação Colégio Anchieta

Foto: Divulgação

Mais notícias