Os alunos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Medianeira, de Curitiba, participaram de  conversas com os vereadores Pedro Paulo (PT) e Felipe Braga Côrtes (PSDB). Os dois encontros fazem parte do Projeto Theorein, onde os estudantes procuram acompanhar as atividades políticas na cidade paranaense.

Durante a conversa com os alunos, o vereador Pedro Paulo destacou seus projetos, voltados à educação e dos transportes alternativos ao carro. Já Côrtes abordou pontos como habitação e às leis de sua autoria. Propostos pelo Núcleo de Humanas (formado pelas disciplinas de Filosofia/Sociologia, Geografia e História), os encontros têm por objetivo desenvolver uma maior consciência política aos estudantes.

As atividades se iniciaram em sala de aula, quando os alunos tiveram contato com questões envolvendo urbanismo e elaboraram os questionamentos, que passaram por uma triagem prévia. Essa triagem resultou nas três primeiras perguntas realizadas para cada um dos vereadores e, a partir daí, os estudantes elaboraram demais provocações aos participantes.

Segundo a professora da disciplina de Geografia, Rafaela Dalbem, que integra o Núcleo de Humanas, essa é uma estratégia muito importante “porque coloca os alunos em contato direto com os políticos e mostra a validade do Projeto Theorein, visto que eles podem verificar in loco, que existe a possibilidade de questionar/pressionar os políticos e fazer com que eles se posicionem frente a assuntos polêmicos”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Colégio Medianeira

Fotos: Paulinha Kozlowski