Aliança para Inovação de Porto Alegre: Unisinos, UFRGS e PUCRS em prol do desenvolvimento da capital gaúcha

No dia 09 de abril, Unisinos, UFRGS e PUCRS lançaram a Aliança para Inovação de Porto Alegre. A assinatura do protocolo de intenções entre as universidades tem o objetivo de potencializar ações de alto impacto em prol do avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento da capital gaúcha. O evento ocorreu na Reitoria da UFRGS, em Porto Alegre.

Os reitores das três instituições assinaram o documento, juntamente com o prefeito da cidade, Nelson Marchezan Jr, e o presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos (IASP), Josep Piqué, como testemunhas.

Um dos idealizadores do Projeto Barcelona @22, que transformou a cidade espanhola em uma referência na área de smart cities e distritos de inovação no mundo, Piqué afirmou que “será um dia histórico para a cidade de Porto Alegre. Precisamos de mecanismos para conectar e construir uma rede de desafios que permita transformar Porto Alegre em uma referência mundial em inovação”.

Já o prefeito de Porto Alegre destacou a importância do evento. “Não há mudanças sem embates e para a mudança ocorrer de forma certa é muito importante o papel das universidades num caminho mais unificado. Esse é um marco que gera esperança para a nossa cidade, usando a inovação para transformar a vida dos portoalegrenses”, enfatizou Marchezan.

Durante sua fala, o Reitor da Unisinos, Pe. Marcelo de Aquino, salientou os benefícios que a cooperação entre as universidades pode trazer para a capital gaúcha. “O ato de hoje é uma experiência concreta das três universidades que expressa a boa vontade com a cidade de Porto Alegre e como o Rio Grande do Sul, para propiciar um ciclo benéfico na capital e no Estado. Inovação tecnológica e humana para uma Porto Alegre melhor e um Brasil mais justo. Somos universidades consagradas em excelência e pesquisa. Assumimos o compromisso de ser universidade, o cérebro da inovação. Queremos dizer ao Rio Grande do Sul que é tempo de boa vontade e, em nome da Unisinos, nos comprometemos a uma agenda positiva para oferecer o que temos de melhor a nossa comunidade”, disse o jesuíta.

Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira destacou o potencial que possíveis investimento podem trazer à cidade. “Hoje as três instituições se unem para liderar um projeto que pretende transformar Porto Alegre em uma referência nacional em empreendedorismo. A aliança quer atrair investimentos e reforçar o papel das instituições de ser vetor de desenvolvimento local e global. Queremos reter nossos talentos e trazer investimentos para Porto Alegre e para o Rio Grande do Sul”, ressaltou.

Para o Reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann, a Aliança sacramentou um novo ciclo entre as universidades, visando a cooperação para o bem comum. “Temos um plano estratégico para oferecer para Porto Alegre e queremos chegar a uma Porto Alegre que ofereça oportunidades para os nossos jovens para que eles fiquem na cidade e tenham a inovação como objetivo. Essa aliança desacomodou todos nós, estamos começando um ciclo virtuoso, deixando para trás rivalidades e focando no bem comum da sociedade. Temos um grande desafio e estamos hoje comemorando o primeiro passo”, frisou Oppermann.

Fonte: Assessoria de Comunicação Unisinos

Fotos: Rodrigo W. Blum/Unisinos

Mais notícias

By | 2018-05-29T09:32:02+00:00 abril 12th, 2018|ASAV, Destaque|