Aliança para a Inovação de POA: Unisinos presente em encontro com autoridades

Os reitores das instituições signatárias da Aliança para a Inovação de Porto Alegre receberam nesta segunda-feira (2/7), na Reitoria da UFRGS, o prefeito da capital gaúcha, Nelson Marchezan Júnior, e representantes de entidades empresariais, para dar início às articulações da constituição do ecossistema de inovação em Porto Alegre. O encontro contou com a presença dos reitores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rui Vicente Oppermann, da Unisinos, Pe. Marcelo Aquino, e da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, do presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP), Josep Piqué, além de professores das três universidades, que estão atuando em grupos de trabalho no âmbito da Aliança.

O encontro foi o primeiro de uma série de reuniões das quais Piqué – um dos idealizadores do Projeto Barcelona @22 – participa nesta semana em Porto Alegre, como consultor da articulação que visa transformar a cidade em uma referência na área de inovação. Além de reuniões com os grupos de trabalho, estão agendados encontros com empresários, com a Câmara de Vereadores, com a imprensa, entre outros agentes, para engajar os diversos setores na formação de uma agenda conjunta que seja transformadora da cidade. “Estamos hoje construindo a história, porque estão presentes aqui as forças capazes de promover alternativas para a comunidade de Porto Alegre, por meio da inovação”, disse na abertura do encontro o reitor da UFRGS, Rui Vicente Opperman.

Os reitores da Unisinos e da PUCRS também manifestaram satisfação em ver como a Aliança está dando os primeiros resultados em termos de engajamento para a transformação da cidade. Segundo o reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Aquino, “os atores envolvidos neste processo devem ter a lucidez de não entrar nas armadilhas do debate estéril da generalização partidária e ideológica, que é fator de desunião”. Dizendo-se otimista com os frutos desta articulação, o reitor da PUCRS salientou que a Aliança não deve ser feita de aventuras individuais.

Conforme o presidente da IASP, Josep Piqué, a aliança formada pelas universidades põe um elemento chave na articulação, porque convida a administração pública e as empresas a somarem-se pelo desenvolvimento de um grande pacto pela inovação em Porto Alegre. “Essa é a grande notícia, porque significa que universidades e empresas compreendem quão importante é o trabalho conjunto, e, portanto, a governança significa que as universidades assumem sua responsabilidade e põem seus ativos e capacidades à disposição de Porto Alegre”, afirmou.

Com a comunidade, está agendado um encontro na quarta-feira (4/7), no Teatro Unisinos Porto Alegre, das 8h30 às 12h. Aberto ao público externo, o evento será o ponto alto da semana, pois será uma oportunidade para conhecer cases de inovação, buscar uma agenda em comum e fortalecer o ecossistema.

Fonte: Assessoria de Comunicação Unisinos

Foto: Gustavo Diehl/UFRGS

Mais notícias

By | 2018-07-05T14:09:59+00:00 julho 3rd, 2018|Educacional|